quarta-feira, 20 de março de 2013

Estratégias de apropriação do espaço


Parkour
O Parkour é uma atividade que envolve, principalmente, exercícios físicos e concentração. A dinâmica básica é se mover de um lugar a outro por meio de movimentos rápidos (correr, pular, saltos mortais e movimentos acrobáticos), com o espírito é de superar todo obstáculo que se encontre no caminho.
Soldados franceses se inspiraram no Méthode naturelle, que promove a resistência muscular, velocidade, equilíbrio, coragem, elevação emocional e concentração, criando o treinamento militar chamado Parcours du combattant (percurso de obstáculo). Assim o Parkour derivou desse treinamento militar, porem de uma forma mais popular.
Essa atividade é praticada sem limitações de espaços, desde em galhos e pedras até em grades e paredes de concreto, desenvolvendo, força, coordenação motora, raciocínio rápido e agilidade, sempre favorecendo bem estar e a qualidade de vida.




Deriva
A deriva é uma parte dos estudos psicogeográficos (estudar as ações do ambiente urbano nas condições psíquicas e emocionais das pessoas), ou seja, quando um individuo se lança à deriva deve andar pelo espaço deixando que o meio urbano lhe guie e crie seus próprios caminhos. Algumas pessoas anotam os percursos e vão construindo uma trajetória, com um traçado num mapa.
Formulada por Guy Debord, a Deriva, é um método que tenta romper com a visão racional dos espaços dominantes. Esta pratica pode ser definida como ‘comportamento’ lúdico-construtivo, que permite perceber o espaço urbano como algo a ser decifrado e descoberto, como um labirinto.
A técnica é apresentar a passagem ativa por diversos ambientes, porem opondo se as noções clássicas de viagem e/ou passeio pelos locais.
Em fim, o objetivo é pensar porque nossa psique nos conduz a determinados lugares, fazendo nos sentir cômodos ou não.
Links de Deriva:



Flâneur
Esta pratica corresponde andar pelas ruas sem direção, nem objetivo, apenas caminhar disposto a experimentar a cidade por meio de todos seus sentidos.
Nessa atividade se observa tudo que há em volta e tenta-se reparar nos detalhes das ruas, que para outras pessoas são imperceptíveis, se desfazendo da rotina ao descobrir sempre algo novo.
Links de Fâneur:



Flash mob
Esta atividade é realizada por um grupo grande de indivíduos, normalmente em lugares com muita movimentação. Previamente, essas pessoas se comunicam, através de meios de comunicação social, para combinar o que farão e em que local. Assim, quando a atividade vai começar as pessoas vão chegando gradativamente, realizando o combinado, e ao final tão rápido como se reuniram, se dispersam.
Esses eventos rompem com o cotidiano das pessoas, que passam pelo local. Assim, também por serem inusitados, surpreendem o publico, provocando uma desconexão com o que estavam fazendo e entretendo-os. Isso gera um sentimento de alegria e de bem estar nas pessoas, que participam da atividade e nos espectadores, também. 
Links de Flash mob:


Nenhum comentário:

Postar um comentário